Uberaba poderá ter núcleos da Promotoria de Justiça e da Defensoria Especializada em Atendimento à Mulher. A informação é da coordenadora de políticas públicas para a mulher, Marilda Ribeiro Resende (PT), que aguarda aval do governo federal para a instalação do centro integrado.
Marilda explica que a Coordenadoria Especial dos Direitos da Mulher negociou a vinda de núcleos para as cidades pólo no interior. A lista incluía Uberaba. De acordo com a petista, a proposta seria instalar os núcleos da promotoria e defensoria da mulher no centro integrado. O espaço também contará com representação local do Juizado Especial da Mulher, do Instituto Médico Legal (IML) para exames de corpo delito e a delegacia. Além disso, o projeto encaminhado à Brasília prevê atendimento de equipe multidisciplinar, desde psicólogos à assistentes sociais.
Segundo a coordenadora, o objetivo é dar assistência às mulheres vítimas de violência, centralizando os serviços necessários no mesmo espaço físico para que sejam melhor acolhidas. Marilda salienta que o centro seria estratégia para otimizar o sistema de trabalho e economizar recursos públicos com mais eficiência no andamento das ações.
Ressaltando que o centro é projetado para atender 24h, Marilda explica que aproximadamente R$ 731,2 mil estão sendo pleiteados no governo federal para aparelhamento da estrutura. O município entraria com contrapartida de R$ 73,1 mil, referente a despesas com recursos humanos. “Estamos estudando imóveis com estrutura adequada para instalar o centro. A expectativa é aprovação este ano”, conclui.