MINHA CASA, MINHA VIDA

Uberaba volta a receber casas populares para famílias com renda de até dois salários

Prefeita foi às redes sociais e revelou ação de um parlamentar e um número de unidades, e informação foi contestada pelo ex-deputado Tony Carlos, que atribuiu a “paternidade” a outro deputado e noticiou número bem superior

Tito Teixeira
Publicado em 22/11/2023 às 20:04Atualizado em 22/11/2023 às 20:08
Compartilhar
Casas populares (Foto/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Casas populares (Foto/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Anúncio de construção de unidades do novo Minha Casa Minha Vida para Uberaba acabou se transformando numa “guerra” de números entre o governo municipal e a oposição. De acordo com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), serão 196 novas casas para o conjunto Cascata. O ex-deputado Tony Carlos disse que o número de unidades chega a quase 400.

Em suas redes sociais, a prefeita disse que foi informada pelo deputado federal Zé Vítor (PL) sobre a conquista para o município. O governo federal deu início à primeira etapa para a implementação do novo Minha Casa Minha Vida. Trata-se do anúncio da 1ª Seleção de Propostas para a Faixa 1, para famílias com renda bruta mensal de até R$2.640.

No entanto, a informação da prefeita foi rebatida pelo jornalista e ex-deputado Tony Carlos, presidente municipal de MDB. De acordo com ele, que foi adversário de Elisa Araújo nas eleições de 2020, serão 392 unidades habitacionais a serem construídas em Uberaba pelo Minha Casa Minha Vida.

Tony conversou com o deputado federal Nilton Cardoso Júnior (MDB), que afirmou que em Uberaba seriam 195 casas para o conjunto Cascata e outras 197 para o conjunto Magnólia.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, que não confirmou nenhum dos dois números apresentados. O total de casas a serem construídas em Uberaba e outras cidades do Brasil seria publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (23).

A seleção será formalizada por meio da assinatura de uma portaria do Ministério das Cidades.

São 187,5 mil novas unidades habitacionais do MCMV para famílias da Faixa 1. São mais de 1.200 empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil. Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública.

O lançamento do novo Minha Casa Minha Vida aconteceu em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro das Cidades, Jader Filho; do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; e do presidente da Caixa, Carlos Vieira.

Também foi assinado um protocolo de intenções entre o Ministério das Cidades e a Academia Brasileira de Letras (ABL), com o objetivo de constituir um acervo de títulos literários, provenientes de doações recebidas pela ABL e outros parceiros públicos e privados, para serem utilizados na implementação de salas de biblioteca ou leitura nos empreendimentos do MCMV. O Ministério também negocia com o Ministério da Cultura iniciativa entre as pastas para orientar os construtores no projeto desses espaços, que proporcionarão acesso à cultura aos beneficiados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por