Evento foi transmitido ao vivo no Anfiteatro da Prefeitura de Uberaba (Foto/Gisele Barcelos)
Com anfiteatro lotado, Prefeitura recebe neste momento a confirmação da chancela da Unesco para o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes. O anúncio foi feito em reunião da entidade em Paris, transmitida ao vivo no Centro Administrativo da Prefeitura e acompanhada pelo vice-governador Mateus Simões (Novo), pela prefeita Elisa Araújo (PSD) e por outras lideranças da cidade.
Logo após o anúncio no evento, a decisão já consta no site da Unesco. A chancela foi comemorada por integrantes do governo municipal e demais autoridades presentes no anfiteatro.
Decisão já consta no site da Unesco (Foto/Reprodução)
Em pronunciamento durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, reforçou que a equipe da Unesco retornar em quatro anos para reavaliar o Geoparque Uberaba e existem metas a serem atingidas, como a estruturação de 30 geossítios no território do geoparque. Com isso, ele aproveitou para pedir o apoio do governo estadual, dos deputados e também da iniciativa privada para viabilizar recursos para os investimentos necessários.
Após a confirmação da chancela, foi assinado convênio entre o Sebrae Minas e a Prefeitura para potencializar e promover iniciativas para impulsionar o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável. O termo estabelece ações até o final de 2024.
Entre as iniciativas do convênio está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, articulação de novas parcerias públicas e privadas e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros.