Unidade básica de saúde no bairro Girassóis já recebe pacientes nesta segunda-feira (Foto/JC Duran)
Inaugurada no sábado (24), unidade básica do Girassóis IV já está com equipe pronta para entrar em operação a partir desta segunda-feira (26). A construção do posto de saúde começou no governo passado, mas a obra foi paralisada por desistência da empreiteira e a Prefeitura precisou realizar uma nova licitação para contratar uma substituta para finalizar o serviço.
A licitação para a retomada da construção da UBS no bairro Girassóis IV foi realizada no ano passado e a ordem de serviço, assinada em junho, para a construtora Sanioto. O contrato previa prazo de três meses para finalizar a obra.
Leia também: Município destina mais de R$ 900 mil para retomada de obras de duas UBSs
Em discurso durante a inauguração, a prefeita Elisa Araújo (SDD) ressaltou os entraves que atrasaram a entrega da unidade básica à população do bairro. “Quando a gente entrou na Prefeitura em 2021, essa obra estava parada e com muitos problemas. Não podíamos inaugurar por inaugurar. Queríamos inaugurar algo bem-acabado para acolher a comunidade. Demora um pouquinho a mais para entregar bem feito, pois temos responsabilidade com o dinheiro público”, justificou.
Os serviços realizados incluíram a revisão da cobertura em telha de fibrocimento, conclusão dos pisos e revestimentos, término da pintura da unidade e, também, das instalações elétricas e hidrossanitárias do prédio. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que foram necessários reparos em partes da estrutura que foram alvo de vandalismo no período em que a obra ficou parada e outras adequações no projeto original.
Também presente ao evento, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, posicionou que a abertura da nova UBS deverá atender uma população de, aproximadamente, 12 mil habitantes da região do Girassóis, contribuindo para desafogar as unidades básicas de outros bairros. “Geralmente, os moradores do Girassóis se deslocavam para a UBS do Copacabana ou do Morumbi para atendimento. Agora terão o acesso ao serviço mais próximo de casa”, salientou.
Prefeita Elisa Araújo, secretária de Saúde, Valdilene Rocha; outros membros do primeiro escalão e vereadores na inauguração da UBS do Girassóis IV (Foto/Divulgação)
Os atendimentos na nova unidade serão de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. O quadro de pessoal já está formado e o bairro contará com um médico, um dentista, dois enfermeiros e uma farmacêutica. Além de consultas, a unidade também fará distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos e terá equipe para visitas domiciliares.
Veja: UBS do Girassóis IV tem 30% da obra executada e deve ser entregue em novembro