UPA provisória (Foto/Divulgação)
Com fase de transição concluída na gestão da UPA's (Unidades de Pronto-atendimento), a equipe contratada pela Sociedade Educacional Uberabense/Uniube iniciou as atividades a partir das 7h da manhã deste domingo (17).
Depois da assinatura do termo de convênio em outubro, a Sociedade Educacional Uberabense/Uniube começou os preparativos para formar a equipe das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e abriu processos seletivos para contratar os médicos do corpo clínico e, também, para preencher 350 vagas em diversas funções, tanto do quadro administrativo quanto assistencial das unidades.
Cerca de 85% das vagas já estão preenchidas e mais de 270 colaboradores estão preparados para assumir a operação nas unidades a partir do início da manhã deste domingo. As contratações ainda continuam para formar o restante do quadro de pessoal.
Segundo a direção da nova gestora, a prioridade é que a mudança na gestão seja consolidada de forma tranquila e sem transtornos ou interrupção na assistência aos pacientes que estiverem em atendimento na troca de turno. Um dos coordenadores do grupo de transição, o médico Raelson Batista, informou que tudo foi preparado para que não haja paradas e perdas novos diversos setores das unidades.
Por enquanto, a Uniube assume a gestão da UPA São Benedito e da UPA provisória, que funciona temporariamente em prédio ao lado do Hospital Regional. No entanto, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a previsão é que a UPA do Mirante entre em funcionamento novamente antes do fim do ano, mas a data ainda não foi divulgada.
Quanto à situação da Funepu, que teve contrato prorrogado e com vigência até 20 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde manifestou que a prestação de serviço será finalizada dentro do limite estabelecido no acordo firmado com o Ministério Público e receberá pelo trabalho prestado somente até a saída neste domingo(17).
"A Funepu participou ativamente dos trâmites de transição e foi notificada com antecedência sobre a conclusão do convênio. Sobre o pagamento, o recurso será repassado com a proporcionalidade dos dias prestação de serviço realizados dentro do mês de dezembro", informou a nota.