AGUARDADA

Uniube recebe as chaves e deve reabrir UPA do Mirante em janeiro

Com quadro de pessoal completo, a nova gestora das UPAs inicia agora a preparação da estrutura para voltar a receber pacientes

Gisele Barcelos
Publicado em 29/12/2023 às 20:12
Compartilhar
Prefeita Elisa Araújo entregou as chaves da nova UPA para o reitor da Uniube e presidente da Sociedade Educacional Uberabense, Marcelo Palmério (Foto/Divulgação)

Prefeita Elisa Araújo entregou as chaves da nova UPA para o reitor da Uniube e presidente da Sociedade Educacional Uberabense, Marcelo Palmério (Foto/Divulgação)

Com entrega das chaves do prédio da UPA do Mirante ontem à nova entidade gestora, o atendimento no local deve ser retomado até o fim do mês de janeiro. A informação é do médico Raelson Batista, que integra a equipe técnica responsável pelo gerenciamento das UPAs.

De acordo com o profissional, o quadro de pessoal para a entrada em operação já está completo e agora será feita a preparação da estrutura para voltar a receber pacientes. Por enquanto, não foi informada uma data específica para a reabertura da UPA do Mirante.

Nesta etapa, serão realizados testes nas redes de gases medicinais, instalação de tanques de oxigênio, levantamento radiométrico dos equipamentos e áreas de raios-X. Também será feita a instalação e calibragem dos equipamentos, bem como a distribuição de todo o mobiliário dentro do imóvel.

Além disso, Raelson afirma que serão realizados ajustes no fluxo de atendimento para colocar a unidade dentro do padrão de funcionamento da nova gestora. Durante visita ao local ontem, a equipe inclusive adiantou aos representantes da Prefeitura as modificações planejadas nos ambientes internos da UPA do Mirante para aprimorar a dinâmica de assistência aos usuários.

Uma das medidas adiantadas é a colocação dos consultórios de pediatria junto à entrada da unidade. Também será organizada uma sala reservada para o atendimento de pacientes oriundos do sistema prisional.

A conclusão da reforma e entrega das chaves ocorre praticamente um ano após a interdição do prédio da UPA do Mirante. A unidade fechou devido a estragos causados pela chuva em novembro de 2022. A demora para dar início aos reparos foi alvo de diversas críticas, mas a prefeita Elisa Araújo (SDD) argumentou que não seria possível fazer a reforma por meio de contratação emergencial, porque o imóvel tinha outros problemas que não foram causados pelo temporal. 

O investimento total na obra foi de R$2.922.161,59. Parte dos recursos é do duodécimo da Câmara Municipal de Uberaba, que foi devolvido ao Executivo. Além disso, foi aplicada verba do acordo para compensação pelo rompimento da barragem de Brumadinho e emenda parlamentar do então deputado federal Aelton Freitas, por intermédio do vereador Luizinho Kanecão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por