SEGURANÇA

Urna de Uberaba é levada para BH para Teste de Integridade pela Justiça Eleitoral

Gisele Barcelos
Publicado em 26/10/2024 às 17:26Atualizado em 27/10/2024 às 11:42
Compartilhar

Urna de Uberaba foi levada neste sábado (26) para Belo Horizonte para ser submetida ao Teste de Integridade pela Justiça Eleitoral. O equipamento que seria utilizado na seção 100 da 326ª Zona Eleitoral foi transportado por avião da Polícia Militar para a capital mineira. Outras sete urnas que seriam utilizadas na votação em BH também foram selecionadas para o procedimento.

As urnas foram retiradas já lacradas, constando os candidatos que concorrem no 2º turno das eleições municipais e eleitores da seção. Os aparelhos ficarão na sede do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral), sob vigilância da Polícia Militar. Os cartórios agora devem substituir os equipamentos por urnas de reserva para a votação neste domingo (27).

Para o Teste de Integridade, votos foram registrados ontem em cédulas de papel por servidores do TRE e representantes de entidades fiscalizadoras. As cédulas de papel foram depositadas em urnas de lona, que foram lacradas e só serão abertas na manhã de hoje. A partir daí, os votos serão replicados nas urnas eletrônicas que estão guardadas no Tribunal.

O procedimento funciona como auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel.

Também foram definidas as oito urnas que passarão pelo Teste de Autenticidade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. Em Uberaba, o procedimento será feito em aparelho da seção 100 da 276ª Zona Eleitoral.

Diferentemente do Teste de Integridade, o de Autenticidade é feito na própria seção eleitoral da cidade, antes da emissão da zerésima e início da votação. É emitido um relatório contendo os resumos digitais e assinaturas dos programas instalados na urna.

As informações poderão ser conferidas com as que estão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.

Considerando que somente Belo Horizonte e Uberaba terão segundo turno, o quantitativo de urnas auditadas em cada uma das cidades foi estabelecido de acordo com as regras da Res. 23.673/2019 do TSE (art. 59, § 1º, II).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por