Uso de máscaras em estabelecimentos de saúde não é mais obrigatório para pacientes. A exigência havia sido estabelecida em dezembro do ano passado, mas decreto publicado neste fim de semana derrubou a regra. Apenas os profissionais de saúde continuam obrigados a utilizar o item de proteção facial no município.
No decreto, a Prefeitura justifica que a decisão foi tomada com base no efetivo monitoramento dos indicadores de transmissibilidade e infecção da Covid-19, bem como das taxas de internação de pacientes acometidos pela doença. O texto ainda posiciona que os dados apontam o arrefecimento da pandemia em Uberaba.
Em nota, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Matheus Assumpção, acrescentou que houve uma ampla avaliação dos índices epidemiológicos do município, sendo verificadas semanas de estabilidade e queda nos índices epidemiológicos. “Existe, portanto, margem de segurança na revisão das medidas de enfrentamento, o comitê técnico deliberou sobre o uso de máscara em relação aos usuários dos serviços de saúde e também dos profissionais”, destacou.
Desta forma, a administração municipal decretou que o uso de máscara facial passa a ser facultativo no município para a população em geral a partir de agora, sendo apenas recomendada a utilização para pessoas que apresentarem sintomas respiratórios.
Já para os profissionais de saúde, o decreto determina que o uso da máscara facial é obrigatório e estabelece que a categoria deve seguir as normas regulamentadoras do serviço, atendendo às diretrizes do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde.