Nas regionais de educação do Estado, foram nomeados 18 novos dirigentes e 29 foram reconduzidos aos cargos (Foto/Divulgação)
Com fechamento do processo de seleção do Transforma Minas, governador Romeu Zema formalizou nessa terça-feira (3), em Belo Horizonte, a posse de 188 gestores selecionados para assumir superintendências regionais. No evento, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães, assinou simbolicamente o documento que empossa os 47 representantes das regionais de ensino.
Nas regionais de Educação do Estado, foram nomeados 18 novos dirigentes e 29 foram reconduzidos aos cargos. No Triângulo Sul, a atual superintendente Vânia Célia Ferreira foi aprovada no processo seletivo. Ela participou da solenidade na capital mineira e agora está empossada oficialmente para continuar exercendo a função. Como já estava no posto quando se candidatou, não é necessário que nomeação seja publicada no Diário Oficial de Minas Gerais.
Um dia antes da posse, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) chamou os 47 superintendentes regionais de Ensino para a 1ª reunião gerencial de alinhamento com os novos gestores.
Além de apresentar o funcionamento do órgão central em Belo Horizonte, a reunião gerencial tratou sobre as perspectivas para a rede estadual de ensino. “Este encontro é justamente para alinhar todo o grupo de superintendentes com as expectativas, as ações, projetos e entregas que a SEE precisa fazer para concluir o ano de 2023 e preparar o ano letivo de 2024”, explicou o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso.
Ainda no encontro, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, pediu empenho dos superintendentes para assegurar a qualidade do ensino na rede estadual. “Vocês são a Secretaria de Estado de Educação lá na ponta. Vocês têm a obrigação de prezar pela qualidade do ensino, da infraestrutura das escolas, pela qualidade das escolas nas regiões de vocês. E, para isso, vocês precisam estar alinhados conosco”, frisou.
Entre os 188 gestores regionais empossados ontem estão também o novo coordenador regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em Uberaba, Jorge Cussi Neto, e a nova superintendente regional de Saúde, Ana Maria Oliveira Bernardes.
Os dois se candidataram no processo seletivo e foram aprovados para ocupar os cargos em posições estratégicas de órgãos estaduais no interior de Minas.
O engenheiro Jorge Cussi Neto é natural de Uberaba e já teve a nomeação para o cargo formalizada no mês passado no Diário Oficial de Minas Gerais.
Já Ana Maria Bernardes é representante da cidade de Frutal, onde atuou como secretária municipal de Saúde entre 2013 e 2016. Antes de assumir a Superintendência Regional, ela também foi diretora de Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba até 2021.