LINGUAGEM NEUTRA

Vereador denuncia uso irregular de linguagem neutra em publicação oficial da Prefeitura

Publicado em 18/04/2023 às 16:26Atualizado em 18/04/2023 às 18:36
Compartilhar
Além de manifestar sua indignação, o vereador pediu a republicação por correção do termo do Edital 42/2023 (Foto/Reprodução)

Além de manifestar sua indignação, o vereador pediu a republicação por correção do termo do Edital 42/2023 (Foto/Reprodução)

Durante a sessão legislativa dessa segunda-feira (17), vereador Diego Fabiano (PP) fez uso da palavra para denunciar uso irregular de pronome neutro em publicação oficial do município. Após as votações na Câmara Municipal de Uberaba, o edil citou a edição 2189, do dia 17 de março de 2023 no Porta-Voz, em que o termo "candidate" foi usado para se referir aos pleiteantes ao cargo de monitor na escola cívico-militar. Além de manifestar sua indignação, o vereador pediu a republicação por correção do termo do Edital 42/2023. O uso de pronome neutro é considerado irregular, uma vez que há legislação municipal que o proíbe, sobretudo em publicações oficiais do município. 

O termo "candidate" foi usado em diferentes momentos, precedido pelo pronome demonstrativo masculino (ao). Na avaliação do vereador, não há como se falar em erro de digitação. 

"Em todos os momentos onde se fala em candidato ao certame a Prefeitura Municipal trouxe a palavra candidate. Isso não é um erro de ortografia, até porque em vários momentos, no Porta-Voz, a palavra está sendo utilizada em pronome neutro. E aqui eu não estou criticando a pessoa pela opção sexual dela. Eu estou criticando essa irresponsabilidade e essa afronta à língua culta portuguesa, até porque nós temos uma lei aprovada nessa Casa que proíbe a utilização de linguagem neutra no município de Uberaba, sobretudo nos documentos oficiais", disse o vereador.

A vedação à linguagem neutra foi aprovada pela Câmara Municipal de Uberaba no dia 8 de agosto de 2022, após longa discussão em plenário. Antes disso, o projeto, de autoria do vereador Eloísio Santos (PRTB) já havia sido retirado de pauta outras vezes.

A reportagem do Jornal da Manhã buscou posicionamento da Prefeitura Municipal de Uberaba sobre o uso do termo "candidate" na edição 2189 do Porta-Voz. Em nota, a administração limitou-se a classificar o uso do termo como "erro material", sem especificar se o conteúdo será republicado ou não, tampouco se haverá apuração de responsabilidades pelo erro. Veja na íntegra:

A Secretaria de Administração (SAD) informa que o caso citado trata-se de um erro material. Os editais dos processos seletivos conduzidos pela Secretaria obedecem à norma padrão da língua portuguesa.

Reprodução de trecho da edição 2189, do Porta-Voz (Diário Oficial do Município de Uberaba) (Foto/Reprodução)

Reprodução de trecho da edição 2189, do Porta-Voz (Diário Oficial do Município de Uberaba) (Foto/Reprodução)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por