Vereador Wander Araújo mostra vídeo em que a diretora relata detalhes do que vem sofrendo em escola municipal do Parque São José (Foto/Jully Borges)
A diretora da Escola Municipal Jane Luce Araújo, Parque São José, Gladys Roberta Silva Evangelista, apresentou denúncia de que há mais de um ano sofre com injúria racial no estabelecimento de ensino. O caso foi levado ao Plenário da Câmara de Vereadores de Uberaba na sessão dessa quarta-feira.
Segundo relatos do vereador Wander Araújo (PSC), a diretora o procurou recentemente e disse que recebeu uma cesta de café da manhã com produtos mofados, mordidos e uma banana em cima. A diretora da escola Jane Luce Araújo também afirmou que sofre ataques racistas e ameaças há mais de um ano.
As ameaças seriam para que ela deixasse o cargo de direção da escola municipal. A situação teria levado a profissional a sofrer com problemas psicológicos, recorrendo a tratamento médico para seguir trabalhando. As ações teriam afetado, inclusive, o seu quadro físico, com perda de peso.
“Esses episódios recorrentes com a diretora Gladys serão mostrados aqui (no plenário da Câmara), inclusive, se necessário, apontando os criminosos e coniventes. Não haverá espaço para versões mentirosas e inversão de valores. Querem fazer com que ela peça para sair de lá. Ela não vai sair. Se alguém for sair dessa instituição, vai sair é preso. Ninguém me para ou me intimida. No meu projeto, insisto em combater práticas criminosas e abomináveis como essa”, disse Wander Araújo, na tribuna da Câmara Municipal.
Em nota, a Controladoria-Geral do Município de Uberaba informou que, após ser comunicada pela Secretaria de Educação acerca de possível injúria racial, instaurou inquérito administrativo para investigar o caso, em novembro. A suposta vítima e testemunhas já foram ouvidas e a investigação, sob sigilo, segue em andamento.