PESQUISA DE CAMPO

Vereador visita termoelétrica a base de lixo e propõe a adoção do projeto em Uberaba

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 15/06/2024 às 11:28Atualizado em 16/06/2024 às 07:16
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Vereador Luizinho Kanecão (Mobiliza) visitou usina termoelétrica em Ponta Grossa, no Paraná, para se informar sobre projeto que pode ser replicado em Uberaba na transformação de resíduos sólidos em energia elétrica e biogás. A construção de planta similar em solo mineiro demanda investimento de cerca de R$50 milhões. A visita teve companhia de representantes do Consórcio S, responsável pela coleta de lixo de Uberaba.

“Essa termoelétrica solucionaria dois problemas, o de consumir esse resíduo sólido e, também, aos poucos, diminuir o tamanho do lixo que a gente tem ali embaixo no aterro. Essa visita foi junto com o Consórcio S, que processa o lixo em Uberaba, e tivemos lá com o CEO da empresa, o pessoal da prefeitura de lá, do Meio Ambiente e o responsável pela tecnologia da planta”, revela.

A usina, inaugurada no início de 2021, promove a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos urbanos por meio da biodigestão, gerando biogás e energia elétrica. A energia produzida atualmente abastece 40 unidades de saúde, dois prédios da prefeitura e a Secretaria de Segurança de Ponta Grossa.

Luizinho Kanecão citou ainda que, além da produção da energia e do biogás, a unidade industrial processa o material para ser reutilizado em outras áreas, como a construção civil. “Eles trituram esse material e ele pode ser colocado também em vias públicas, ou seja, nas estradas rurais, e isso ajuda muito a comunidade”, destaca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por