De acordo com a parlamentar a medida poderia beneficiar servidores da ativa, aposentados e pensionistas (Foto/Prefeitura)
Em meio à preocupação do governo com as elevadas taxas de juros praticadas pelo mercado, os saldos das linhas como cartão de crédito e cheque especial, que possuem juros ainda mais elevados não param de crescer. A vereadora Lu Fachinelli, sensibilizada com a situação de potencial endividamento dos servidores públicos municipais quer viabilizar forma de crédito mais barato para aqueles que recebem pelo IPSERV e pela Prefeitura de Uberaba.
Lu Fachinelli, que também é presidente da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais e Previdência Pública Municipal, assinou requerimento endereçado a Prefeitura Municipal e a Presidência do IPSERV (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Uberaba) com a finalidade de pleitear que a instituição utilize parte dos recursos do seu fundo de aplicações para custeio de empréstimos consignados na folha dos servidores públicos a juros menores que aqueles presentes no mercado.
De acordo com a parlamentar a medida poderia beneficiar servidores da ativa, aposentados e pensionistas, com juros menores ao mesmo tempo em que proporcionaria ao IPSERV, um retorno de rentabilidade melhor que aquele conquistado nas aplicações que o órgão possui atualmente.
Lu Fachinelli pretende assim que o município implante uma diretriz já autorizada pela Emenda Constitucional 103/2019. A vereadora destaca ainda que o salário do servidor municipal, em regra, é um salário baixo e defasado, o que muitas vezes o leva contrair empréstimos consignados através de bancos e financeiras, públicos e privados, com juros muito elevados.
Argumenta a vereadora que a maioria das aplicações da carteira financeira do IPSERV obtêm rentabilidade mensal baixa e a proposta permite que a instituição trabalhe com empréstimo consignado dirigido ao próprio servidor a juros entre 1,5% e 1,7% ao mês, “o que representa o dobro da rentabilidade de mercado das aplicações do instituto. É um ganha-ganha para todo mundo e sem risco porque o IPSERV, que vai receber em dia através da sua folha própria e da folha da Prefeitura”, frisou.