POLÍTICA

Vereadores adiam votação do projeto sobre Peirópolis

Mais uma vez, o projeto que transfere o Centro de Pesquisas Paleontológicas e Museu dos Dinossauros para a Universidade Federal do Triângulo...

Mára Santos
Publicado em 02/09/2009 às 23:01Atualizado em 20/12/2022 às 10:49
Compartilhar

Mais uma vez, o projeto que transfere o Centro de Pesquisas Paleontológicas e Museu dos Dinossauros para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) não foi votado. O projeto já entrou na pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores três vezes e retirado para ser efetuada alguma melhoria. No caso de ontem, a proposta de autoria do Executivo teve duas emendas aprovadas, uma delas determinando período de 50 anos de prazo para concessão e não de forma definitiva, como proposto inicialmente.

 

Durante a discussão da matéria, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), membro da Comissão de Educação, afirmou que votaria favorável à proposta, mas que iria cobrar do município uma definição da gestão de Peirópolis. O vereador já havia antecipado à reportagem do Jornal da Manhã que Peirópolis não são apenas o centro de pesquisas e o museu, mas sim um bairro de Uberaba, com características culturais e turísticas. Ripposati sugeriu que esta gestão seja feita por meio de convênios ou parcerias, mas destacou que a comunidade não pode ser esquecida.

 

Outra questão levantada, desta vez pelo vereador Carlos Alberto de Godoy (PTB), foi sobre a situação dos funcionários. Ele alertou que os profissionais que atuam no local continuam com os salários atrasados.

 

Demissões. Mudanças feitas no projeto podem prejudicar os que ali trabalham. De acordo com Godoy, se o projeto for aprovado com as modificações feitas, os 14 profissionais que hoje atuam em Peirópolis serão demitidos a partir de janeiro do ano que vem. A UFTM promoverá concurso público, mas abrirá apenas quatro vagas no total para áreas específicas e os demais funcionários poderão vir de empresas terceirizadas, como vigia e outros serviços.

 

O motivo do adiamento da votação do projeto foi redação final proposta pelo vereador Antônio Carlos da Silva Nunes (PMDB) em nome da Comissão Permanente de Justiça. Ele propôs trocar o termo cessão por concessão por causa de terminologia jurídica, o que foi aprovado pelos vereadores. Sendo assim, pelo Regimento Interno da Casa, o projeto só pode ser votado com a presença de representantes da universidade. A matéria foi retirada da pauta e deverá entrar em votação na sessão de hoje, com a presença do reitor Virmondes Rodrigues. Deverão participar da votação, ainda, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, João Franco, e procurador-geral da prefeitura, Valdir Dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por