Intenso debate se formou com a localização das praças onde a Prefeitura de Uberaba pretende investir o dinheiro emprestado
Praça no Alvorada é alvo constante de queixa de frequentadores, em Uberaba ( )
Depois de uma hora intenso debate em plenário na noite de ontem, o Legislativo autorizou o município a contratar empréstimo de R$ 20 milhões junto do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). Apenas o vereador Túlio Micheli (Solidariedade) votou contra a contratação do novo financiamento, destinado para a construção e reestruturação de praças públicas.
A discussão acalorada em torno do empréstimo teve início devido à lista apresentada pelo Executivo com os locais que seriam contemplados com as melhorias. O vereador Paulo César Soares China (PMN) questionou a ausência da praça São Jorge, no Parque São Geraldo, e exigiu a inclusão desse espaço.
O presidente da Casa, Fernando Mendes (MDB), tentou acalmar a situação e perguntou se a Prefeitura poderia se comprometer a incluir a sugestão do vereador entre as praças contempladas com as obras. No entanto, o líder do Executivo na Câmara, Almir Silva (União), rejeitou a possibilidade, gerando críticas de China.
Segundo Almir, a definição dos locais que receberão as obras está sendo baseada em estudos técnicos, e não seria viável atender a um pedido isolado, pois isso poderia abrir precedentes para que outros vereadores pressionassem para beneficiar locais de suas bases eleitorais.
A secretária adjunta de Planejamento, Fulvia Mendes, acrescentou que um dos critérios para a escolha dos locais era atender bairros que ainda não possuem equipamentos públicos. No entanto, ela destacou que estão buscando outros recursos para atender especificamente praças já existentes que precisam de reforma.
Diante das negativas, China pediu vista e a retirada do projeto da pauta na noite de ontem, gerando acirradas discussões com parlamentares da base aliada ao governo. Apesar dos protestos do vereador, a maioria votou contra o pedido de vista, e a votação prosseguiu em plenário.
Conforme a justificativa do projeto, o estudo técnico já indicou as áreas a serem contempladas, incluindo a Praça do Rio de Janeiro, Valim de Melo, Parque Cantinho de Cerrado, Tita Rezende, Praça Beija Flor, Praça Lagoa Azul, Praça Vila Celeste, Praça Jardim Alvorada, Parque Linear Beija Flor e Parque Linear Oneida Mendes. Segundo informações da Prefeitura, mais dois espaços ainda serão selecionados, totalizando 12 pontos com novos equipamentos públicos.