Vereador Samuel Pereira, junto com Almir Silva, quer a execução da terceira parte do projeto BRT de Uberaba, que é o eixo Norte-Sul (Jairo Chagas)
Legislativo quer apoio do Ministério das Cidades para a construção de novo eixo do BRT em Uberaba. Ofício aprovado esta semana em plenário demanda suporte do governo federal para a implantação de mais dois terminais de integração de ônibus na cidade.
Assinado pelos vereadores Samuel Pereira (MDB) e Almir Silva (União), o ofício relembra que o projeto original do BRT em Uberaba previa um total de seis terminais de ônibus. O texto ressalta que quatro já foram construídos ao longo dos governos anteriores e entraram em operação para interligarem as regiões leste/oeste e sudeste/sudoeste, mas ainda falta a implantação do eixo Norte-Sul do sistema.
Para a operação do último corredor, Samuel explicou que o projeto prevê dois novos terminais de integração: um no bairro Amoroso Costa e outro no Parque das Américas. Não foi informada quais vias estariam no trajeto do novo corredor do BRT para ligar as duas regiões.
Embora o projeto tenha sido herdado de administrações anteriores, o parlamentar assegurou que a prefeita Elisa Araújo (SDD) está ciente e também deseja implantar a etapa final do sistema. “Já foi aprovado pelo Executivo, com áreas liberadas e prontas para as obras”, posicionou.
Segundo o vereador, a expectativa é conseguir uma agenda até o fim de maio com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para viabilizar os recursos necessários para a construção dos novos terminais.
O vereador Almir Silva declarou que, com a entrada do novo governo federal, o momento é favorável para concretizar a implantação dos novos terminais e do último corredor do BRT em Uberaba.
O primeiro eixo no BRT na avenida Leopoldino de Oliveira começou a operar em 2015, ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). Os outros corredores entraram em funcionamento em 2018, englobando as avenidas da Saudade, Dona Maria de Santana Borges, Abílio Borges, Guilherme Ferreira e a rua Bento Ferreira.