No sistema já disponível para consulta online, constam apenas 31 municípios de Minas Gerais (Foto/Reprodução/TV Integração)
Versão preliminar do Mapa do Turismo 2023 não inclui Uberaba e nem outras cidades do Triângulo Mineiro. No sistema já disponível para consulta online, constam apenas 31 municípios de Minas Gerais. Prefeitura posicionou que o material ainda está sendo atualizado pelo governo federal.
No início de março, o Ministério do Turismo divulgou sobre a renovação dos cadastros dos municípios e informou que os gestores teriam 30 de dias para concluir o procedimento para continuar fazendo parte do mapa.
Segundo as informações do governo federal, os municípios deveriam encaminhar documentação atualizada para o exercício vigente. Sem as informações prestadas dentro do prazo, a cidade seria excluída do sistema.
Acionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Prefeitura manifestou que Uberaba não ficou fora do Mapa do Turismo 2023. Segundo a administração municipal, o Ministério do Turismo prorrogou o prazo para inserir os dados até o dia 14 de abril e a documentação local foi encaminhada antes da data-limite.
Ainda conforme a Prefeitura, a conferência da documentação é feita pelas Instâncias de Governança Regionais e depois de liberada para Ministério do Turismo para atualização do Mapa.
De acordo com a administração municipal, o conteúdo do sistema está sendo atualizado e Uberaba deverá aparecer em breve no mapa. “O Ministério do Turismo libera os resultados gradativamente e mediante prioridade de municípios. Os municípios maiores levam mais tempo para conferência por apresentarem maior numero de ações e documentos”, continua a nota.
A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que atendam as exigências previstas. É preciso dispor de uma secretaria (ou departamento) para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.