Igor Eto, Zé Silva, Romeu Zema e Marcelo Aro (Foto/Reprodução/Redes Sociais)
Na tarde de terça-feira (14), o deputado federal Zé Silva, do Solidariedade (MG), foi convidado para ser o “líder do governo Zema no Congresso Federal”. A reunião em que essa decisão foi tomada contou com a presença do próprio Zema, do secretário de Governo, Igor Eto, e do ex-deputado Marcelo Aro, que assumirá a Secretaria de Estado da Casa Civil após a aprovação da reforma administrativa pela Assembleia.
Zé Silva, que também é presidente do Solidariedade em Minas, apoiou a eleição de Zema em 2022 e, em nível nacional, integrou a coligação de apoio à eleição de Lula (PT). Sua boa relação com a base do Governo Federal em Brasília foi decisiva para a escolha do seu nome.
A indicação de Zé Silva para suprir a lacuna de um nome para auxiliar o governo mineiro nas articulações com o Executivo. Nos últimos dois anos, o posto de líder de Zema em Brasília foi ocupado por Marcelo Aro (PP), mas ele disputou vaga no Senado no ano passado e não se elegeu.
O Novo também ficou sem representante na bancada mineira da Câmara nesta legislatura, já que o deputado federal Tiago Mitraud não buscou novo mandato e foi candidato a vice-presidente pelo partido no último pleito.
Por meio das redes sociais, o parlamentar declarou que aceitou o convite para atuar como líder de Zema no Congresso e ressaltou que trabalhará para a “união dos Poderes do Estado e da República”.