MINISTÉRIO PÚBLICO

Zema nomeia Paulo de Tarso Morais como Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2025/2026

O promotor, que teve o apoio político da Família Aro, foi escolhido após disputa com Carlos Bittencourt, indicado por Jarbas Soares Junior

O Tempo
Publicado em 20/11/2024 às 19:25
Compartilhar

O governador Romeu Zema (Novo) nomeou o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça (Foto/Divulgação/Ministério Público de Minas Gerais)

O governador Romeu Zema (Novo) vai nomear o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. A informação foi publicada pelo atual Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, no X (antigo Twitter). O novo Procurador-Geral ocupará o cargo no biênio 2025/2026.

"O Governador do Estado acaba de me comunicar a nomeação do Promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Desejo ao Paulinho todo o sucesso. Espero que a escolha seja a mais acertada para MG e para a independência do MPMG", escreveu Jarbas Soares na rede social.

Paulo de Tarso, que atua no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) há 30 anos, obteve o segundo lugar na eleição interna do MPMG, ficando com 659 votos, apenas um voto atrás de Carlos Bittencourt, que obteve 660 votos. Em terceiro lugar na lista tríplice entregue ao governador ficou Marcos Tofani Baer Bahia, com 322 votos. Paulo de Tarso atuava como chefe de gabinete de Jarbas Soares Júnior até recentemente, mas não contou com o apoio do atual Procurador-Geral, que lançou a candidatura do procurador-geral adjunto institucional, Carlos Bittencourt. 

Tarso, por sua vez, contava com o apoio político da Família Aro, grupo ligado ao secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, o que fortaleceu sua posição na corrida. Segundo fontes de bastidores, seu discurso de inovação e renovação dentro do MPMG foi um dos principais pontos de sua candidatura. 

O cargo de Procurador-Geral de Justiça é o de maior autoridade no Ministério Público, responsável pela administração da instituição e pela supervisão de investigações e ações contra membros do governo, do Judiciário e da Assembleia Legislativa. Está a primeira vez que Zema não nomeia o nome que lidera a lista tríplice.

Desde que assumiu como governador de Minas, em 2019, Zema tem indicado, para o cargo de procurador-geral de Justiça, quem lidera a votação. Em seu primeiro ano à frente do Executivo estadual, Zema definiu Antônio Sérgio Tonet para o cargo. Ele ficou na frente da lista tríplice com 613 votos na ocasião. Em 2020, Jarbas Soares Júnior liderou a disputa, com 705 votos, e foi indicado pelo governador para assumir a procuradoria-geral de Justiça. Ele foi reconduzido ao cargo em 2022, quando também foi o favorito nas eleições, com 902 votos.

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por