Conselho de Ministros só retomará análise de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) após o período eleitoral. Informação é do assessor de projetos estratégicos da Prefeitura, Carlos Assis. Por enquanto, prevalece entendimento a favor de regiões menos desenvolvidas para receber a estrutura, mas Uberaba ainda espera reverter a posição do governo federal.
Assis explica que o conselho aprovou resolução fixando como parâmetro de classificação o grau de desenvolvimento. Segundo ele, o critério excluía o município de Uberaba e também outros das regiões Sul e Sudeste. A tentativa é assegurar outra resolução para atender a regiões com maior infraestrutura.
“O Ministério do Desenvolvimento Econômico iniciou essa análise, mas, como entramos no período eleitoral, o ministro entende que fica complicado um segundo posicionamento porque pode ser considerado como ação política. Então, só virão a público após o dia 3 de outubro”, pondera, lembrando que os principais colégios eleitorais do país estão no Sudeste e Sul.
Para o assessor estratégico, o silêncio do conselho não sinaliza resposta negativa. Ele acredita que a questão está sendo discutida internamente e espera adequações aos critérios para novas ZPE. “Não fomos julgados inadequados. Nosso projeto aguarda avaliação”, conclui.