Meninas de 11 a 13 anos que foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) em março deste ano devem se preparar para receber a segunda dose. Pela programação, em Uberaba as jovens começam a ser vacinadas no dia 10 de setembro, mas em todo o Brasil a dose será aplicada a partir de segunda-feira (1º). A vacinação será feita em escolas públicas e particulares ou nas unidades de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização, pois sem ela não há proteção.
No município, a taxa de cobertura de aplicação da primeira dose chegou a 86,5%, segundo dados levantados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Ao todo, 5.280 meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Mesmo assim, a vacina está disponível nos postos de Saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose basta apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.
Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como Papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.
Vale lembrar que a vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. Mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos devem fazer o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.