O Dia Mundial Sem Tabaco de 2012, no Brasil, ficou marcado pelo tema - Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta
O Dia Mundial Sem Tabaco de 2012, no Brasil, ficou marcado pelo tema “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”, lembrando que a atenção ao tabagismo deve ser o ano todo. O mote foi adaptado da proposta da
Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realidade do país, enfocando os danos causados pela cadeia de produção do tabaco e os malefícios à saúde da população. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), revela que as estimativas de câncer para 2012, indicam que 37% dos casos da doença podem estar relacionados ao tabagismo.
Quando avaliados por região, os percentuais dos cânceres causados pelo tabaco, comparados com todos os casos novos para este ano, ficam em 45% nas mulheres e 34% nos homens do Norte do país; 43% no sexo masculino e 35% no feminino do Sudeste; 40% nas mulheres e 35% nos homens do Centro-Oeste, e 35% do sexo masculino e 40% do feminino na Região Centro-Oeste do país.
Fumo passivo. Estudos revelam que entre pessoas expostas ao fumo passivo há risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais risco de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de terem doenças coronarianas agudas. Além disso, a propensão à asma e à redução da capacidade respiratória é maior neste grupo.
No Brasil, pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. Isso equivale dizer que, a cada dia, sete brasileiros que não fumam morrem por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco. (TM)