Sensores colocados no adesivo são capazes de obter informações sobre o paciente em tempo real
Para evitar esquecer a hora de tomar remédios ou de tomar as doses erradas dos medicamentos, pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram um adesivo inteligente, que consegue aplicar o remédio na quantidade correta e nos momentos corretos. O projeto foi publicado na revista Nature Nanotechnology.
Sensores colocados no adesivo são capazes de obter informações sobre o paciente em tempo real e saber o momento e a dose correta do medicamento a ser aplicada. O adesivo sabe, ainda, o momento de parar de aplicar o remédio por meio da pele do usuário. O remédio é absorvido pela pele.
O adesivo tem tamanho de duas polegadas e é feito de nano materiais flexíveis, inclusive um tipo de sílica que é ativada com o calor do corpo e que, com isso, consegue monitorar a atividade muscular e liberar os medicamentos tendo como base essa temperatura.
Os criadores do adesivo afirmam que ele ajudará pacientes com o mal de Parkinson: os tremores que acompanham os movimentos confusos não são constantes e, quando o paciente apresentar esses tremores musculares, o adesivo pode liberar o medicamento para aliviar o problema.
O adesivo não é totalmente perfeito porque ainda não pode ser ativado remotamente por meio de uma conexão sem fio. Isso permitiria que o médico fosse alertado sobre o quadro de seu paciente e liberasse o medicamento a distância.
A previsão dos criadores é de que o adesivo inteligente só esteja disponível no mercado dentro de cinco anos.