SAÚDE

Adoçantes podem elevar risco de diabetes e intolerância à glicose

Estudo publicado na revista Nature revela que, ao invés de ajudar no emagrecimento, adoçantes para bebidas, como café, por exemplo, podem aumentar a intolerância à glicose

Thassiana Macedo
Publicado em 23/09/2014 às 00:38Atualizado em 17/12/2022 às 03:33
Compartilhar

Estudo publicado na revista Nature revela que, ao invés de ajudar no emagrecimento, adoçantes para bebidas, como café, por exemplo, podem aumentar a intolerância à glicose e elevar o risco de diabetes. Cientistas descobriram que, ao dar a ratos água misturada com três adoçantes em doses usadas entre humanos, os animais desenvolveram intolerância à glicose em questão de semanas. Isso aconteceu porque as substâncias alteraram o equilíbrio de micróbios do intestino que têm sido associados ao metabolismo. Elas também afetaram a composição e a função das bactérias intestinais em um pequeno número de voluntários humanos.

Até então, pensava-se que os adoçantes aceleravam o metabolismo e ajudavam no emagrecimento. O estudo ressaltou, porém, que a reação das pessoas aos adoçantes pode variar, dependendo do tipo de bactéria que abrigavam. Foram identificadas duas populações diferentes de micróbios intestinais: uma que provocou a intolerância à glicose quando exposta aos edulcorantes, e outra que não.

Algumas bactérias também reagiram a adoçantes artificiais, através da secreção de substâncias que provocaram resposta inflamatória semelhante a uma overdose de açúcar. Os cientistas pediram cautela com os resultados da pesquisa, já que os testes foram feitos em apenas sete voluntários humanos até o momento. No entanto, eles já recomendam que todos evitem o uso exagerado de adoçante. No lugar de bebidas açucaradas, a água.

De acordo com a médica endocrinologista Adriana Lúcia Mendes, milhares de pessoas estão desenvolvendo diabetes por conta de obesidade, sedentarismo e de alimentação inadequada. Neste sentido, a especialista ressalta que comer menos, caminhar mais e praticar exercícios físicos são indicações para que se possa evitar esse diagnóstico. “O tratamento do diabetes é baseado em um tripé, composto por alimentação, atividade física e medicação ou insulina. Entre essas medidas, deve-se premiar sempre a educação com a mudança do estilo de vida, como parar de fumar, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar atividade física e ter uma alimentação saudável. Na verdade, o tratamento do diabetes não é muito diferente do que todos deveriam fazer, ou seja, ter uma alimentação rica em fibras, pouca gordura e sem muita carne vermelha”, esclarece Adriana Mendes.

Para evitar os adoçantes e amenizar o sabor amargo do café, ela recomenda substituir o leite de baixa gordura por creme de leite fresco. “Seja qual for o adoçante que consome, use um pouco menos amanhã. Em alguns dias, corte mais um pouco e assim por diante, até chegar a zero. As papilas gustativas vão se ajustar e você rapidamente aprenderá a amar o café”, orienta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por