Com o elevado volume de chuvas desta época do ano, diversas regiões do País estão sujeitas ao aumento da proliferação de vetores que transmitem doenças por meio da água contaminada. A água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é a solução mais eficaz para prevenir doenças relacionadas com enchentes, como leptospirose, hepatites do tipo A e E e gastroentrites, e com a
água parada, como a dengue.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Uberaba já recebeu 2.781 notificações de dengue e mais de mil casos já foram confirmados. Por isso, o toxicologista Flavio Zambrone explica sobre a eficácia do produto para evitar doenças como a leptospirose e especialmente a dengue.
“O produto é capaz de matar a maior parte de germes e bactérias causadores das doenças transmitidas pela água contaminada das enchentes. Além disso, é de fácil acesso à população e tem baixo custo”, explica o médico da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor).
A ciência comprova a eficácia do hipoclorito de sódio. Estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em parceria com a Abiclor, constata que o produto é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“A recomendação é que o hipoclorito de sódio seja sempre usado na limpeza das residências, principalmente após a ocorrência de enchentes”, alerta Zambrone. Além disso, para evitar a dengue, é necessário adicionar o produto à água de pratos de plantas e ralos. (TM)