Sobre os efeitos positivos e negativos no corpo, especialistas ressaltam a importância de uma avaliação nutricional e análise alimentar
Sobre os efeitos positivos e negativos no corpo, especialistas ressaltam a importância de uma avaliação nutricional e análise alimentar individual para garantir que não ocorram problemas. Isto porque os efeitos dependem do suplemento e da orientação profissional. Entre as desvantagens, o uso indiscriminado dos suplementos pode acarretar em excesso de certo nutriente, sobrecarga hepática e renal e até mesmo o efeito indesejado, como o de engordar.
É comum a confusão entre os suplementos alimentares e os anabolizantes. Enquanto os suplementos são destinados a suprir carências nutricionais do organismo, os anabolizantes são medicamentos que, apesar de terem grande influência sobre o ganho de massa muscular, têm uso permitido apenas para tratar desequilíbrios hormonais. Por isso, a nutricionista Amely Degraf destaca que suplementos alimentares são nutrientes isolados, enquanto os anabolizantes são hormônios, sendo assim, possuem efeitos diferentes.
O ferro é um nutriente encontrado, por exemplo, em carne vermelha, frango, lentilha, feijão, castanha de caju, uva passa e ameixa seca, essencial para o combate à anemia. Amely ressalta que já as fontes de zinco são os frutos do mar, carnes, leite e frutos oleaginosos, sendo um nutriente fundamental para evitar distúrbios no crescimento, lesões na pele e diarreia. “A vitamina C, presente nas frutas cítricas, no morango, caju, tomate e pimenta, previne o envelhecimento e problemas imunológicos. Vitaminas do complexo B, encontradas em grãos, leguminosas, amêndoas, ovos, salmão, espinafre e banana, ajudam a evitar o cansaço, a depressão e a irritabilidade”, destaca.
Entre os alimentos ricos em cálcio e vitamina D, estão o leite de vaca e de soja, na couve e no brócolis, bem como em ovos e peixes, cuja falta na alimentação pode provocar a perda óssea. Por último, a vitamina E, presente no azeite, castanhas, amêndoas, amendoim e abacate, evita o envelhecimento precoce e as doenças imunológicas.