Além de todos os benefícios que o leite materno traz para a saúde da mãe e do bebê, a amamentação também favorece o vínculo emocional
Além de todos os benefícios que o leite materno traz para a saúde da mãe e do bebê, a pediatra e neonatologista Valquíria Cardoso Alves ressalta que a amamentação também favorece o vínculo emocional e a intimidade entre os dois, sobretudo, permite à mãe sentir o prazer único de amamentar. “Além de todas essas vantagens, o leite materno constitui o método mais barato e seguro de alimentar os bebês. Amamentar é um desejo consciente que se torna instintivo após o nascimento do bebê. Mas nem por isso temos garantias de que a mãe vai ter sucesso na amamentação do filho. Existem muitos fatores envolvidos, que interferem no aleitamento, como familiares, socioeconômicos, culturais, entre outros”, esclarece.
A pediatra afirma que, para amamentar a criança, não basta simplesmente colocá-la no peito. “O ato de amamentar precisa ser incentivado por todos, a começar pela família, até pela equipe de saúde, sociedade e pelo governo. O ideal é que as mães se prepararem ainda no pré-natal, através de leituras específicas, aulas e até mesmo consultorias. Com a orientação de profissionais especializados em amamentação, a mãe vai se preparar física e psicologicamente para a amamentação”, explica.
Para isso, Valquíria Cardoso lembra que a avaliação pré-natal das mamas é fundamental. “A maioria dos problemas mamilares mais comuns, como mamilo plano e mamilos invertidos, pode ser resolvida através de medidas simples, como o uso de conchas mamárias, exercícios específicos. Tudo para se evitar sofrimento e insucessos quando o bebê iniciar a amamentação. O apoio da mãe e de sua família por uma equipe multiprofissional capacitada faz toda a diferença e ajudará a enfrentar sem traumas e de forma mais saudável os diversos desafios próprios da amamentação”, finaliza a especialista.