Instituído no Brasil em 2017, o mês de agosto celebra o leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o principal responsável para o futuro saudável dos bebês. Amamentar é muito mais do que oferecer alimento para sanar a fome, envolve amor e proteção e é uma importante maneira de se fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê.
A Unimed Uberaba, por meio do Espaço Viver Bem, desenvolve uma programação vocacionada para a atenção a todos os públicos, destacando o papel de fortalecimento social da amamentação. A Cooperativa, devido ao trabalho intensivo realizado por meio de programas como o de Gerenciamento da Gestante e o de Aleitamento Materno, a realidade foge aos padrões nacionais, tendo resultados superiores e significativos. O sucesso deve-se aos esforços e conhecimentos compartilhados por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e médicos.
Mais de 2.000 famílias já foram atendidas. A linha de cuidado da Gestante oferece profissionais capacitados e com grande experiência para esclarecer as dúvidas e orientar nas mudanças relacionadas a gestação e puerpério.
A Unimed Uberaba é uma referência nos programas de incentivo à saúde. A Cooperativa realiza cursos, oferece atendimentos e recebe diariamente mães para desenvolver a qualidade de vida desde a gestação. “O leite humano é importantíssimo. Amamentar é uma ação que oferece inúmeros benefícios ao bebê, à mãe e à sociedade. É uma das primordiais ações para a saúde. Esse tema deve ser relevante o ano todo. A Unimed Uberaba incentiva o aleitamento exclusivo. O leite materno é o melhor alimento para bebê. Todos devem contribuir para valorizar a amamentação. É uma luta pela saúde e uma valorização da vida”. Destaca o Presidente da Unimed Uberaba, Doutor Wilson Adriano Abrão Borges.
“Esse apoio é de suma importância na introdução, na proteção e na promoção do aleitamento, logo este deve acontecer de forma a minimizar as dificuldades e inseguranças evitando complicações e que essa mulher-mãe seja capaz de aleitar com mais segurança e a cada dia mais ciente do quanto este gesto contribuirá para o desenvolvimento saudável de seu bebê”. Enfatiza a Enfermeira especializada em amamentação, Roseli Amaral Gomes.
O nutricionista, também, tem um papel importante no aleitamento materno. Segundo a nutricionista Renata Nóbbis, “estudos sugerem que o aleitamento materno pode proteger as crianças contra o sobrepeso, obesidade, doenças infecciosas e crônicas como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares entre outras”.
O fonoaudiólogo é um especialista fundamental no incentivo ao Aleitamento Materno. “Principalmente na coordenação das funções de sucção, deglutição, respiração e preparando o recém-nascido para mastigação e fala. Os exercícios realizados pelo bebê durante a amamentação são extremamente benéficos para o desenvolvimento craniofacial, desenvolvimento fonoarticulatório e preparação para a mastigação, prevenindo o aparecimento de futuros distúrbios”. Reforça a fonoaudióloga Polyanna Silva.
Para a psicóloga Gislene Rosa é importante, ainda, valorizar o aleitamento materno a nível emocional: “Durante o aleitamento ocorre uma redução do efeito traumático da separação provocada pelo parto, uma vez que amamentar promove uma conexão entre dois seres, uma troca de amor, calor e energia, afinal é apenas o início de uma relação que vai durar para a vida toda”.
O Espaço Viver Bem, da Unimed Uberaba, conta, desde 2013, com exclusiva sala de apoio e incentivo à amamentação, certificada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é apoiar e dar suporte às clientes nutrizes que querem amamentar, disponibilizando um ambiente acolhedor e devidamente equipado, onde as mães podem realizar a ordenha e ter todo o suporte e apoio pra conseguir cumprir essa importante missão.
CASAL GESTANTE
A Unimed Uberaba, desde 2008, também oferece o curso Casal Gestante. O objetivo é orientar os pais e familiares, para que estejam preparados para enfrentar as novidades dessa mudança de rotina. A programação dispõe de ciclo de palestras com temas de interesse da gestante e promove o compartilhamento das vivências, o esclarecimento de dúvidas, agrega conhecimentos e práticas e auxilia, ainda, na redução da ansiedade sobre assuntos que envolvem a gravidez. Com aulas direcionadas, o curso ampara as ações dos futuros pais, para que se sintam confiantes para agir com segurança e tranquilidade nessa nova etapa. A equipe conta com médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, técnico em enfermagem e odontólogo. Tudo isso, sem nenhum custo adicional para clientes que têm o plano de saúde.