Foto/Divulgação
As festas de fim de ano se aproximam e pessoas com alergias alimentares ou famílias de alérgicos devem ter cuidados redobrados, principalmente em relação à alimentação fora de casa. O alerta é da médica alergista e imunologista, Juliana Lima Ribeiro.
A especialista lembra que tudo que sai da rotina deve ser rodeado de cuidados. E destaca alguns alimentos que merecem maior atenção. “Chamamos a atenção, principalmente, sobre a presença de algumas oleaginosas nos alimentos. As castanhas, por exemplo, são responsáveis por alergias muito graves”, ressalta ela. Juliana ainda complementa lembrando que os pacientes e/ou familiares devem ter sempre a precaução de estar com os medicamentos já prescritos pelo alergista, já que para alguns há o risco inclusive de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave e que pode ser fatal.
Não se pode esquecer que outros alimentos também costumam provocar reações alérgicas, sendo os mais prevalentes leite e ovos, muito presentes no preparo de inúmeros pratos. “Às vezes temos o cuidado com as refeições durante o ano inteiro e numa confraternização ou ao comprar comida fora, não nos damos conta do risco. Um bom exemplo é com relação aos molhos que são servidos e podem ‘esconder’ algum desses alimentos”, comenta a médica.
Alguns sintomas de reações alérgicas a alimentos devem ser observados como vermelhidão na pele, coceira na garganta, face ou pele, diarreia ou problemas digestivos como enjoo e vômito. E se o paciente for criança, Juliana diz que os cuidados devem ser ainda maiores. Ela finaliza ressaltando que sempre é importante seguir as recomendações médicas e estar sempre atento.