Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que quase metade das mulheres norte-americanas tem sentimentos negativos sobre sua imagem quando não estão maquiadas e se consideram pouco atraentes.
A maquiagem começa a ser usada cedo, sendo que um quarto das entrevistadas afirmou ter se maquiado pela primeira vez aos 13 anos de idade ou ainda mais cedo.
O estudo, que envolveu 1.292 mulheres, foi uma iniciativa do Renfrew Center Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao tratamento de transtornos alimentares. Segundo Adrienne Ressler, diretor da fundação, a pesquisa indicou que 16% das entrevistadas disseram que se sentiram pouco atraentes quando não estavam maquiadas; 14% afirmaram se sentir constrangidas, e o mesmo número relataram se sentir nuas sem utilizar os produtos de beleza.
Ressler diz que o uso da maquiagem para melhorar a imagem é normal na sociedade contemporânea, mas, quando a maquiagem não se torna uma ferramenta para o aprimoramento, e sim um cobertor de segurança que esconde sentimentos negativos sobre a própria autoimagem e autoestima, existe um problema que deve ser considerado. “Para muitas pessoas, esses sentimentos podem definir o cenário para os vícios ou padrões de distúrbios alimentares para se desenvolver”, completa.
O Renfrew Center Foundation está promovendo uma campanha nos Estados Unidos intitulada “Barefaced & Beautiful”, que incentiva as mulheres a ficarem sem maquiagem ou postar uma foto delas de cara limpa em redes sociais.