SAÚDE

Alimentação bem equilibrada reduz risco de inflamações

O médico José Fábio Lana destaca que algumas pessoas encontram alívio completo quando os laticínios são removidos da dietas

Thassiana Macedo
Publicado em 26/02/2014 às 00:04Atualizado em 19/12/2022 às 08:50
Compartilhar

Alimentos ricos em ácidos graxos trans podem aumentar os sintomas da osteoartrite. Por isso, uma das recomendações é limitar ou eliminar o consumo de alimentos que contêm gorduras trans. Segundo o ortopedista José Fábio Lana, elas estão presentes em produtos industrializados, em especial biscoitos, bolos, tortas, batatas fritas e alimentos processados. “Diminuir o consumo dessas fontes de gorduras ​​ajuda a reduzir a inflamação em pacientes com artrose e, também, a baixar ou manter um peso adequado. Ambos são fatores importantes para a prevenção ou o alívio dos sintomas da osteoartrite. Além disso, conforme estudos, álcool e cafeína também podem agravar os sintomas da doença. Bebidas saudáveis ​​alternativas incluem sucos naturais, chás de ervas e água”, explica. 

O médico destaca, ainda, que algumas pessoas encontram alívio completo quando os laticínios são removidos da dietas. No entanto, essa alternativa só funciona em pacientes alérgicos, já que leite é um alimento fundamental para a saúde óssea. “Legumes que contêm alcaloide ou solanina e nitrogênio são considerados desencadeadores alimentares de artrose em alguns pacientes. Solanina é uma substância que ajuda os legumes a mudar sua cor durante a maturação. Esses vegetais são potenciais desencadeadores de reação que perturba o equilíbrio do cálcio entre os tecidos moles e ósseos, podendo levar à inflamação do tecido conjuntivo, degeneração e inibição da cura natural pelo processo de reabsorção. São alimentos da família das solanáceas, como batatas, berinjela, pimentões verdes e vermelhos, páprica, tomate e tabaco”, esclarece José Fábio Lana.

Conforme o especialista, quem sofre de artrose deve evitar o consumo excessivo de carnes. “De acordo com a Arthritis Foundation, as pessoas com artrose costumam ter um nível mais elevado de anticorpos contra a carne de porco em sua corrente sanguínea.  Muitas pessoas com essa doença podem ter alergia ou dificuldade em tolerar o alimento, o que pode provocar aumento dos sintomas de artrite, tal como dor e inflamação. Dietas de baixa gordura são benéficas para o controle da artrose e a carne de porco contém grandes quantidades”, destaca o médico.

As carnes vermelhas contêm muita proteína, gordura e colesterol e, também, devem ser evitadas ou limitadas. Isso inclui cordeiro, aves de carne escura, carne de vitela, carne bovina, carne de porco e a carne de caça, como alces, veados e búfalos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por