SAÚDE

Alimentação é fundamental no combate ao câncer, diz médica

O mês de novembro possui três datas em que se realizam mobilizações em prol da prevenção de tumores, como no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Publicado em 30/11/2012 às 11:34Atualizado em 19/12/2022 às 16:00
Compartilhar

O mês de novembro possui três datas em que se realizam mobilizações em prol da prevenção de tumores, como no Dia Mundial de Combate ao Câncer. No entanto, sempre há necessidade de ações que ampliem o conhecimento da população sobre o diagnóstico precoce e tratamento, destacando os aspectos sociais da luta contra o câncer.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 2012 feche com saldo de 520 mil novos casos da doença registrados no país. Levantamento aponta que, entre os homens, o câncer de próstata é o mais comum, seguido pelo de pulmão. Já entre as mulheres o câncer de pele não-melanoma, mama, cólon do útero e cólon do reto são os mais comuns. A oncologista pediátrica Lied Pereira destaca que datas como o Dia Nacional de Combate ao Câncer são valorosas por promover oportunidades de conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce. “Essa data ajuda para que consigamos, de forma mais intensa, conscientizar não só a população, mas a comunidade médica e o profissional de saúde sobre a importância do diagnóstico e como encaminhar esse paciente”, explica.

A especialista destaca, ainda, que a alimentação correta tem papel fundamental na prevenção de vários tipos de tumores. “A alimentação tem um papel importante em tudo o que diz respeito à saúde. Então, uma boa alimentação, balanceada e adequada, tem papel fundamental na saúde geral da pessoa e na prevenção de vários tipos de doenças, como hipertensão e diabetes, por exemplo, e

inclusive na prevenção do câncer”, afirma Lied.

Estudos já indicam, por exemplo, que o consumo de macarrão pode diminuir casos de câncer de mama e câncer de próstata, além de prevenir contra AVC e obesidade. Pode ajudar, também, no controle do diabetes. A inclusão de alimentos integrais na dieta pode, a médio e longo prazo, diminuir as chances de diabetes, obesidade e dislipidemias, assim como há pesquisas apontando que comer diariamente produtos integrais diminui o risco de desenvolver doenças como câncer e problemas cardíacos.

Alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento. Dessa forma, ainda possuem as películas que envolvem os grãos. Essas películas são ricas em nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais. Por isso o macarrão é considerado boa fonte de fibras alimentares, além de possuir melhores quantidades de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais, como fósforo e ferro.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por