Nesta época do ano, é importante a inclusão de alimentos para diminuir a ansiedade e aumentar a saciedade, a fim...
Nesta época do ano, é importante a inclusão de alimentos para diminuir a ansiedade e aumentar a saciedade, a fim de evitar exageros e manter o corpinho para o verão. Estudos revelam que biscoitos feitos de amaranto, grão originário dos Andes e já cultivado no Brasil, reduzem o apetite e níveis de colesterol do sangue. A nutricionista Kézia Mendes Prata destaca que o azeite extravirgem também é um aliado para quem deseja perder peso de forma saudável. “Por ser rico em gordura monoinsaturada, ele estimula a secreção de sais biliares, que ajudam na digestão da gordura.
O ideal é fazer a utilização do azeite em pratos frios, como saladas”, frisa.
“É importante dar atenção para a regularidade, variedade e qualidade dos alimentos que são ingeridos. Comer muito em poucas refeições não é um hábito saudável. Isso porque, dessa forma, o metabolismo se torna lento e são criados picos de fome, fazendo com que você exagere nas calorias quando se sentar à mesa. Pessoas que não tomam o café da manhã, por exemplo, tendem a passar dos limites nas próximas refeições. Assim, procure fazer cinco refeições ao dia: café da manhã, almoço, jantar e dois lanches nos intervalos”, esclarece a especialista.
Segundo ela, o ideal é que as refeições sejam feitas sempre no mesmo horário, para que o corpo se acostume ao estímulo.
“E o tempo máximo entre uma alimentação e outra deve ser de quatro horas. Os lanches precisam ser ricos em fibras e nutrientes, para garantir uma dieta saudável. Frutas, oleaginosas e barras de gergelim, de cereais ou de frutas são boas opções para acabar com o risco da fome fora de hora”, destaca.
Para quem está passando por uma reeducação alimentar, a nutricionista Kézia Mendes lembra-se de como é difícil manter-se na linha. “Sendo assim, vale a pena seguir um cardápio balanceado para eliminar os pneuzinhos e fazer as pazes com a balança sem colocar a saúde em risco”, completa. (TM)