SAÚDE

Alimentos termogênicos auxiliam na perda de peso, diz nutricionista

Entre os principais alimentos termogênicos nutricionista cita a pimenta vermelha. Esse tipo de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras

Thassiana Macedo
Publicado em 22/05/2014 às 23:12Atualizado em 19/12/2022 às 07:39
Compartilhar

Algumas pessoas frequentam academias, praticam esportes ou correm em parques durante a semana, em busca de um corpo magro e definido, mas, ao completar um mês, o resultado na balança nem sempre é o esperado e às vezes chega a ser quase nulo diante de tanto esforço. Por isso, especialistas recomendam o uso orientado dos alimentos termogênicos, que aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal, sendo responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia.

De acordo com a nutricionista Danyela Gerolin, a variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. “Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações. Vale lembrar que não possuem efeitos milagrosos, mas aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, trazem efeitos positivos no processo de emagrecimento. Nenhum alimento sozinho tem efeito no organismo, portanto deve ser ingerido com regularidade, ou seja, diariamente”, destaca.

Entre os principais alimentos termogênicos a nutricionista cita a pimenta vermelha. “Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica, se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. Já o chá-verde ou Camellia sinensis, como a pimenta, favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia, em função do estímulo metabólico”, esclarece.

Danyela destaca o chá de hibisco, que, assim como os demais termogênicos, eleva a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, estimula o metabolismo. “Para que o efeito seja positivo, o ideal é ingerir um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor. Já a canela é rica em cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas, aproximadamente uma colher de chá rasa, ela contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição saborosa”, orienta a nutricionista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por