SAÚDE

Ambiente preparado garante a segurança, alerta psicóloga

A maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, mesmo na presença dos pais ou adultos, sendo mais frequente no fim de tarde ou fim de semana

Thassiana Macedo
Publicado em 25/01/2014 às 00:58Atualizado em 19/12/2022 às 09:18
Compartilhar

Conforme a ONG Criança Segura, pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes de prevenção. Segundo a psicóloga e especialista em prevenção de acidentes infantis, Sandra Regina Gimeniz Pascoal, queimaduras, quedas, intoxicações, sufocações, afogamentos e acidentes com armas de fogo são riscos importantes, pois estão presentes dentro de casa representando ameaça. “Quando os pais chegam em casa, no final da tarde, precisam se dividir entre os cuidados com as crianças e as demais tarefas domésticas. Então, muitas vezes, eles tomam aquela tarefa doméstica como prioritária e deixa a supervisão da criança”, alerta.

A maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, mesmo na presença dos pais ou de adultos, sendo mais frequente no fim de tarde ou nos fins de semana, e ocorrendo principalmente entre os meninos. A psicóloga destaca algumas dicas importantes para evitar acidentes. “No quarto das crianças, as grades do berço devem ser arredondadas, lisas e uniformes, evitando-se móveis cujas peças se soltam. O trocador deve ter a altura necessária e, se possível, conter uma fita, do tipo cinto de segurança na lateral que prende o bebê enquanto a mãe troca. No quarto dos adultos, há geralmente muitos produtos de beleza disponíveis onde não deveriam estar. Chaves, peças e pequenos objetos devem estar guardados, assim como materiais cortantes, como lâminas de barbear não podem estar acessíveis”, completa a médica ressaltando que acidentes são previsíveis e preveníveis conforme o momento do desenvolvimento da criança.

A pediatra destaca ainda que uma casa preparada para as crianças garante a segurança nestas férias. “Não deixe sofás, camas e mesas próximos a janelas, pois as crianças podem subir facilmente. Evite colocar toalhas grandes em mesas, pois podem ser puxadas com facilidade. Não deixe remédios e brinquedos com partes pequenas ou pilhas ao alcance das crianças. Eles podem ser engolidos. Evite deixar crianças na cozinha e áreas de serviço. Fornos, cabos de panelas, ferros elétricos, tábuas de passar roupas e produtos de limpeza coloridos em embalagens de refrigerantes são objetos que aguçam a curiosidade das crianças”, frisa.

No banheiro, Sandra recomenda deixar a tampa do vaso sanitário abaixada, para evitar afogamentos. “Crianças menores não têm controle total do pescoço e podem não conseguir levantar a cabeça sozinhas em caso de um acidente. Vários desses cuidados se estendem a casas onde vivem pessoas idosas, também suscetíveis a acidentes domésticos e intoxicações. A infância e a fase idosa são os dois extremos da vida em que é preciso mais cuidados para evitar acidentes, já que o próprio organismo sofre alterações que deixam esses grupos mais frágeis”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por