SAÚDE

Análise e adaptação do ambiente evitam afastamentos

Para evitar os afastamentos do trabalho, fisioterapeuta destaca que toda empresa deve ter uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Thassiana Macedo
Publicado em 11/01/2014 às 00:30Atualizado em 17/12/2022 às 09:41
Compartilhar

No ano de 2009, dentre os 50 códigos de Classificação Internacional de Doenças (CID) com maior incidência nas doenças relacionadas ao trabalho, liquidados na Previdência Social, em todo o país, os mais incidentes foram aqueles relacionados ao sistema musculoesquelético, correspondendo às lesões no ombro, sinovite e tenossinovite e dorsalgia, com 19,7%, 17,2% e 7,6%, do total. Em 2010 e 2011, estes diagnósticos repetiram-se, correspondendo, respectivamente, a 20,0%, 15,5% e 7,4%, em 2010 e 20,2%, 14,2% e 7,7%, do total, em 2011.

Hoje, as LER/DORT são consideradas problema de saúde pública, por afastarem do trabalho, trabalhadores jovens, que estão no auge de sua capacidade produtiva e pelo ônus aos cofres públicos. Benefícios concedidos pela Previdência Social, entre previdenciários e acidentários, em dezembro de 2012 chegaram a 316.112 e no acumulado entre janeiro e dezembro, o total chegou a 4.629.268.

Para evitar os afastamentos do trabalho, o fisioterapeuta Lucas Alves Vieira Pereira destaca que toda empresa deve ter uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento elaborado a partir do estudo dos ambientes, onde se analisa a organização, o arranjo físico, os postos de trabalho, o ambiente físico, os riscos ergonômicos e são sugeridas recomendações e sugestões para evitar doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, como as lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Ele explica que o documento é produzido através de várias visitas técnicas. “Durante a visita, é possível realizar a observação do trabalho, entrevista com o funcionário, fotografias, filmagens, medições ambientais, como temperatura e ruído”, explica Lucas. Os dados coletados são analisados por profissionais que avaliam a biomecânica, a fisiologia do trabalho e aplicam ferramentas ergonômicas cientificamente comprovadas. “A partir dos resultados das análises, são feitas as recomendações necessárias a fim de amenizar ou até mesmo anular o risco de desenvolver alguma LER/DORT”, completa o fisioterapeuta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por