O ortopedista José Fábio Lana esclarece que um estudo randomizado, controlado e duplo cego foi publicado por pesquisadores dinamarqueses
O ortopedista José Fábio Lana esclarece que um estudo randomizado, controlado e duplo cego foi publicado por pesquisadores do Departamento de Pesquisas em Coluna Vertebral, na Dinamarca, demonstrando que o tratamento da dor crônica lombar funciona somente em casos específicos.
“O estudo compreendeu 162 pacientes, cuja doença era conhecida apenas como lombalgia crônica, de duração superior a 6 meses, que ocorre depois de uma hérnia de disco. Os pacientes foram randomizados para 100 dias de tratamento antibiótico ou placebo e foram cegamente avaliados no início e no final do tratamento, como também após 1 ano de acompanhamento”, conta.
Os dois grupos foram semelhantes no início do estudo, porém, segundo o especialista, o grupo de antibióticos melhorou estatisticamente e muito significativamente em todas as medidas de resultados, com melhoria contínua aos 100 dias de acompanhamento até 1 ano. “Os pesquisadores concluíram que o protocolo de antibióticos neste estudo foi significativamente mais eficaz para este grupo de pacientes com dor lombar crônica do que o placebo em todos os desfechos primários e secundários”, afirma Lana.
No entanto, o ortopedista alerta que é importante ressaltar que a antibioticoterapia utilizada nesse estudo tem uma população muito específica e é por isso pouco generalizável. No entanto, esses trabalhos abrem um campo muito amplo para a investigação de antibioticoterapia em outras populações e condições.