SAÚDE

Anticoncepcional vai além da prevenção da gravidez

Cólicas, irritabilidade, acne, seborreia, corpo inchado e aumento do volume de pelos no corpo são alguns dos incômodos...

Publicado em 21/07/2012 às 10:00Atualizado em 19/12/2022 às 18:24
Compartilhar

Cólicas, irritabilidade, acne, seborreia, corpo inchado e aumento do volume de pelos no corpo são alguns dos incômodos que muitas mulheres passam por causa de alguma alteração no ciclo menstrual. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, estes sintomas atingem cerca de 70% das brasileiras. Segundo a médica Ângela da Fonseca, especialista em Saúde da Mulher, existe tratamento para ajudar a amenizar os sintomas.

Para eliminar os mitos sobre o anticoncepcional, a especialista revela que entre os benefícios está o controle da Tensão Pré-Menstrual (TPM). “Depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça, inchaço e distúrbio do sono estão na lista de queixas das mulheres que sofrem com a TPM. A pílula anticoncepcional é indicada nesses casos, pois a Tensão Pré-Menstrual nada mais é do que o nível de hormônio alterado no corpo da mulher e a pílula controla a taxa hormonal do organismo”, afirma. Além disso, ela destaca que algumas pílulas ajudam a diminuir a retenção de líquido, como aquelas à base de drospirenona.

Atua ainda no tratamento da menstruação irregular e da Síndrome do Ovário Policístico. “Em muitos casos a menstruação irregular ocorre por desequilíbrio hormonal. Desta maneira, a melhor ‘arma’ para combater o problema é o uso do anticoncepcional, que ajuda a regularizar a taxa hormonal no corpo da mulher”, esclarece. A síndrome é um dos distúrbios mais frequentes em mulheres em idade reprodutiva. Aproximadamente 4% a 7% das brasileiras, do início da menstruação à menopausa, apresentam o problema, que é uma das maiores causas de infertilidade.

Outra utilidade da pílula é a redução do risco de gravidez ectópica, acne e queda de cabelo. Diminui o crescimento dos pelos e ameniza os sintomas da pré-menopausa. “É fundamental que seu uso seja sempre orientado e acompanhado por um ginecologista, pois, como qualquer medicamento, o anticoncepcional pode ter efeitos colaterais indesejáveis”, frisa. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por