A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de suspender a fabricação, o comércio e o uso em todo o país do Lote 01-01/10 do cosmético Alinhamento Amarula...
O contato direto do produto na pele pode provocar irritação, queimaduras e descamação, queda de cabelo, falta de ar, dor de cabeça e tosse
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de suspender a fabricação, o comércio e o uso em todo o país do Lote 01-01/10 do cosmético Alinhamento Amarula, com fabricação em agosto de 2011. A suspensão foi publicada no Diário Oficial da União e é imediata.
De acordo com nota do órgão, o que motivou técnicos do órgão a promover a suspensão do cosmético foi a falta de registro sanitário e o fato de o produto ser suspeito de conter formol em sua composição. A Anvisa recebeu recentemente uma denúncia de intoxicação grave encaminhada pela Vigilância em Medicamentos e Congêneres da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Também estão suspensos todos os produtos da empresa fabricante, denominada Jhon Hair, por verificar que a empresa não possui autorização de funcionamento na Anvisa. Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária orientam que as pessoas que já tiverem adquirido algum produto da empresa devem interromper o uso do mesmo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada, o formol oferece risco para o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça, irritação, cegueira e dermatites, além de queda capilar. “Infelizmente, devido à falta de conhecimento e formação qualificada, a população fica cada vez mais exposta a riscos, pois a quantidade de formol dos produtos inspecionados pela Anvisa não traz transtornos à saúde”, alerta a cabeleireira Maria Helena Ferreira.