Segundo a Anvisa, a Legislação Brasileira prevê que alimentos embalados não devem apresentar rótulo que aconselhe seu consumo
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União suspende, em todo o território nacional, propagandas divulgadas pelo site e em todo e qualquer tipo de mídia relativas ao produto Keraplex Bio. A resolução já está em vigor.
De acordo com o texto, o site apresenta alegações com “Keraplex Bio é ideal para toda mulher que tenha queda de cabelo – independentemente da idade”; “Keraplex Bio combina estas substâncias numa fórmula ideal para o tratamento da queda de cabelo”, e “Keraplex Bio é projetado especificamente para trabalhar com a química do cabelo que está afinando ou caindo e inclui ingredientes importantes na nutrição e reforço do cabelo”, orienta a publicidade.
Segundo a Anvisa, porém, a Legislação Brasileira prevê que alimentos embalados não devem apresentar rótulo que aconselhe seu consumo para melhorar a saúde, para prevenir doenças ou com ação curativa.
A Anvisa suspendeu, também, o produto cosmético Defrizz Selante Thermo Ativado Queratina Super, fabricado pela empresa Xangai Merley Cosméticos Ltda. A medida está na Resolução nº 2.486/14 e se aplica à fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e ao uso. De acordo com a medida, o fabricante não possui autorização de funcionamento de empresas, tampouco notificação de produto na Anvisa.
Os demais produtos fabricados pela Xangai Merley também estão suspensos, já que a empresa não existe perante a Vigilância Sanitária e está localizada em endereço incerto ou desconhecido. A ação foi determinada após ação da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, que identificou a presença do produto e determinou sua suspensão no Estado.