O envelhecimento é uma causa natural da perda de audição e o principal fator que provoca o problema...
O envelhecimento é uma causa natural da perda de audição e o principal fator que provoca o problema. Com o avanço da idade, as células auditivas envelhecem e morrem e o organismo não é capaz de fazer a sua reposição. As alterações na audição podem ser identificadas em uma consulta com um otorrinolaringologista e, também, a partir da realização da audiometria e outros exames complementares.
A redução do número de células é responsável pela perda auditiva progressiva. “Falar alto demais, ter zumbido ou dificuldade para ouvir sons em um volume aceitável para outras pessoas são sinais de que a audição não está bem”, afirma Rita de Cássia Guimarães, médica especialista em otorrinolaringologia e otoneurologia. Avaliações revelam lesões nos ouvidos e ajudam na escolha das melhores estratégias de tratamento. “O aparelho auditivo é a indicação mais frequente, pois é uma opção não invasiva, eficaz e discreta. Nove em cada dez pacientes se beneficiam da amplificação sonora. Existem diversos modelos de aparelhos que atendem às diferentes necessidades dos pacientes”, explica.
Antes de usar o aparelho auditivo de maneira definitiva, o paciente com esta indicação passa por alguns testes de adaptação nos quais são feitas regulagens do dispositivo. Cada aparelho é adaptado de acordo com o grau de perda de audição e com o cotidiano auditivo de quem vai usá-lo. “É fundamental regular o aparelho periodicamente. Isto garante a sua eficácia e o conforto do usuário. Em alguns casos, especialmente quando há maior dificuldade de compreensão da fala, é necessário realizar um treinamento auditivo após a adaptação do recurso”, aponta a médica.
O aparelho auditivo pode ser indicado para crianças e adultos. Mesmo com o uso do dispositivo, existem situações nas quais é difícil ouvir com clareza todos os sons, principalmente a fala. O excesso de ruídos e a distância da fonte sonora podem ser obstáculos para quem tem perda auditiva. “Para facilitar a audição com o aparelho é utilizado o chamado sistema FM. É um microfone sem fio, usado pela fonte sonora, que transmite o som diretamente para o ouvido de quem usa o dispositivo”, esclarece Rita.