O Hospital de Clínicas da UFTM passou a contar com doze unidades de venoscópio, equipamento que irá facilitar o trabalho das equipes de enfermagem no...
O Hospital de Clínicas da UFTM passou a contar com doze unidades de venoscópio, equipamento que irá facilitar o trabalho das equipes de enfermagem no atendimento a pacientes.
O venoscópio é uma ferramenta que projeta luz infravermelha capaz de atravessar a pele, o que permite a visualização de veias finas ou de difícil acesso, tornando-as mais acessíveis para os procedimentos que exigem a introdução de agulhas, seja de sangue, seja para aplicação de remédios ou soro.
Uma unidade foi encaminhada para o Serviço de Patologia Clínica e as outras onze ficarão na Central de Equipamentos do HC-UFTM, disponíveis para a utilização de todos os setores da instituição. Segundo a enfermeira responsável pela Central de Equipamentos, Marcela Venecci Nunez Aguilera, o venoscópio é muito solicitado para uso em setores como pediatria e quimioterapia, sendo útil para a localização de veias em pacientes obesos, crianças, idosos ou pacientes com histórico de internação prolongada. Fácil de manusear, o venoscópio funciona à base de bateria e por isso dispensa o uso de fios. Além disso, a enfermeira esclarece que a luz emitida pelo equipamento não representa riscos à saúde do paciente.
Marcela Venecci explica que o equipamento também é bastante eficaz quando é necessário atender pessoas cujo acesso às veias também pode ser dificultado por tatuagens e cicatrizes. “Em alguns casos as veias não são visíveis ou palpáveis, principalmente em recém-nascidos. A emissão ajustável da luz infravermelha permite que o processo de punção seja mais rápido e preciso, evitando picadas sucessivas que podem gerar estresse no paciente, aumentar o risco de contaminações e deixar lesões”, avalia a enfermeira. Para utilizar a ferramenta, o trabalho é feito em equipe: enquanto um indivíduo emite a luz em busca da localização da veia, o profissional de enfermagem realiza a introdução de agulhas.