SAÚDE

Apenas 2% dos brasileiros doam sangue regularmente

Segundo a Organização Mundial da Saúde, somente 92 milhões de doações de sangue são registradas anualmente no mundo

Publicado em 16/06/2012 às 08:43Atualizado em 19/12/2022 às 19:04
Compartilhar

O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado em 14 de junho, mas a doação deve ser regular, o que infelizmente ainda não acontece. Isto porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 92 milhões de doações de sangue são registradas anualmente em todo o mundo. Esta data foi criada pela OMS com o objetivo de reconhecer o papel destes doadores na vida de pessoas que dependem de transfusões. No Brasil a situação é ainda mais dramática, somente 2% da população doa sangue regularmente.

Esta é uma boa oportunidade para lembrar que este gesto simples ajuda, entre outros casos, mulheres com complicações durante a gestação, pessoas que sofreram traumas e acidentes, indivíduos portadores de doenças como câncer, hemofilia etc. Segundo o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano, uma doação de sangue é uma atitude que pode salvar muitas vidas ao mesmo tempo e que não faz a menor falta para quem doa. “Um único doador de sangue pode servir a vários tipos de necessidades, como, por exemplo, a de glóbulos vermelhos para quem sofre de anemia; plaquetas para indivíduos com leucemia ou problemas de coagulação, e a de vários outros derivados plasmáticos a pacientes portadores de hemofilia. Podendo servir a cinco pessoas com tipos diferentes de doenças”, afirma o coordenador. Atualmente, o estoque está cerca de 40% abaixo do normal para os tipos O e A negativos.

Além de o sangue coletado beneficiar mais de um paciente, pode ser distribuído para outros hospitais e outros órgãos para atender as ocorrências de emergência e pacientes internados. São recolhidos 400 ml e separados em diferentes componentes: plaquetas, hemácias e o plasma, rico em proteínas. Ainda não existe nada comprovado pela medicina que substitua o sangue humano, portanto é mais do que bem-vinda qualquer doação que possa salvar até cinco vidas de uma vez.

Doe sangue. Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos; pesar mais de 50 quilos; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar; evitar fumar antes da doação e, ainda, evitar alimentos gordurosos por pelo menos três horas antes. Somente não podem doar gestantes ou mulheres em período de amamentação; usuários de drogas ilícitas injetáveis; pessoas diagnosticadas com hepatite após os 10 anos de idade, e indivíduos portadores de sífilis, doença de Chagas e Aids.

Para realizar a ação, basta o doador estar com boa saúde, apresentar um documento de identidade emitido por um órgão de segurança pública e estar dentro das indicações citadas abaixo. Em Uberaba, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. E aos sábados, no período das 7h30 às 11h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por