O uso constante de bronzeadores e roupas molhadas por longos períodos de tempo facilitam a proliferação de...
No verão algumas doenças tornam-se mais comuns, como as micoses. O uso constante de bronzeadores e roupas molhadas por longos períodos de tempo facilitam a proliferação de fungos e disseminação de doenças. Segundo a Associação de Consumidores – Proteste, quando superficiais e localizadas na camada externa da pele, as micoses são de fácil tratamento, não trazendo riscos posteriores para a saúde. Quando a micose é mais grave e se torna profunda, o tratamento é mais complexo.
Por se tratar de infecção, os fungos se disseminam pela corrente sanguínea e linfática, podendo atingir órgãos internos, como pulmões e intestinos e até os ossos e sistema nervoso. Entre as micoses superficiais, a micose de praia, ou pitiríase versicolor, como é chamada pelos médicos, é a mais comum. Conhecida popularmente como pano branco, ela não é, ao contrário do que se pensa, adquirida na praia ou na piscina. O fungo causador da micose (Malassezia furfur) habita a pele de todas as pessoas, mas apenas quem já possui predisposição genética e quando submetidas a superfícies contaminadas, como areia e roupas, desenvolvem a doença.
Ainda segundo a associação, para quem já teve micose de praia ou de piscina alguma vez, é bom tomar algumas precauções. “Apesar de o tratamento ser rápido, ele apenas torna o fungo inativo e, por isso, tem boas chances de voltar a se desenvolver. Sendo assim, o melhor é evitar o uso de bronzeadores e protetores solares à base de óleo, e cremes de cabelo, em excesso, que escorrem pelo corpo”, informa.
A pitiríase versicolor não é a única micose vilã do verão. Há outras micoses mais contagiosas e essas, sim, facilmente adquiridas nos banhos de praia e de piscina. A chamada Tinea pedis ou dermatofitose, por exemplo, pode aparecer em várias partes do corpo, como virilha, mãos, unhas e pés.
As micoses de unha, chamadas de onicomicoses, podem se manifestar de diversas formas, como unhas quebradiças ou mais espessas, duras e grossas. Estas são mais difíceis de curar em razão do tratamento demorado. Uma forma de contágio comum da micose de unha é o uso de alicates e outros materiais de manicure contaminados. Portanto, leve seu próprio material quando for fazer as unhas. (TM)