SAÚDE

Atividades físico-recreativas para diabéticos mudam para o Tutunas

Mais da metade da população brasileira é sedentária, sendo esta uma das causas principais do acometimento de grande parte da população mundial por doenças crônicas, como o diabetes

Thassiana Macedo
Publicado em 10/04/2014 às 00:17Atualizado em 19/12/2022 às 08:16
Compartilhar

Mais da metade da população brasileira é sedentária, sendo esta uma das causas principais do acometimento de grande parte da população mundial por doenças crônicas, como o diabetes. No entanto, a atividade promove a perda de peso e de porcentagem de gordura corporal, a redução da pressão arterial, diminuição do colesterol total e o aumento do “colesterol bom” (HDL). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, infarto, câncer de cólon, entre outras. A pessoa que deixa de ser sedentária diminui em 40% o risco de morte por doenças do coração.

Diabetes melito é uma disfunção do metabolismo dos carboidratos, hereditária ou adquirida. É a quarta maior causa de morte nos países desenvolvidos e tem como característica uma alteração no funcionamento do organismo que provoca altas concentrações de açúcar no sangue.

Segundo o professor de Educação Física, Samir Messias de Freitas, o problema pode ter causas variadas e é resultante da incapacidade do corpo de produzir a insulina ou de utilizá-la corretamente. E a frequência do diabetes tem aumentado rapidamente no mundo nos últimos anos. “Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu que a doença é epidêmica. As estatísticas apontam que o número de casos registrados em 1977, cerca de 143 milhões, deve se multiplicar até 2025, chegando aos 300 milhões. De acordo com o IBGE, no Brasil, em 2000, existiam 5 milhões de diabéticos. Estimativas revelam que até 2025 serão 11,6 milhões. A prevalência na faixa etária de 30 a 69 anos é de 7,5%, mas se eleva com a idade. Alguns dos fatores que favorecem esse crescimento são o estilo de vida, como sedentarismo e alimentação inadequada, e o envelhecimento da população”, explica.

Por isso, com o objetivo de melhorar esse retrato, uma dupla de professores de Educação Física oferece gratuitamente à comunidade uberabense sugestões de atividades físicas e recreativas moderadas. “É para que adquiram o hábito regular do exercício, de modo a contribuir, positivamente, no desempenho na vida diária, diminuindo as complicações ocasionadas pelo diabetes. Há mais de 20 anos é realizado o Projeto Atividades Físico-recreativas para Diabéticos”, informa Freitas.

Segundo o profissional Samir Messias de Freitas, o projeto, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), está sendo realizado às segundas e quartas-feiras, das 7h às 8h, totalmente gratuito, no salão de reunião da Paróquia de São José Tutunas, na avenida Alfredo Faria, nº 660, no bairro Tutunas.

Na segunda-feira, as atividades são realizadas pela educadora física Diná Alves, e na quarta, pelo professor e coordenador do projeto, Samir Messias de Freitas. Outras informações, pelos telefones 3314-3725 ou 9166-0690.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por