O intuito do profissional nessa fase é conhecer os aspectos relativos à saúde do cliente e que possam estar ligados a casos...
Para quem não conhece o procedimento correto de um tratamento de saúde ou estético, a fisioterapeuta Miriam Campos destaca que o bom atendimento começa por uma avaliação profunda. O intuito do profissional nessa fase é conhecer os aspectos relativos à saúde do cliente e que possam estar ligados a casos de indicação ou contraindicação.
No caso da drenagem linfática, por exemplo, a especialista revela que é indicada para pessoas em pré e pós-operatório de cirurgia plástica, para diminuir nódulos de fibrose, desintoxicação do organismo, eliminar o excesso de líquidos, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e nutrição celular, ou em gestantes após o primeiro trimestre. “É contraindicado em caso de qualquer tipo de câncer, processo infeccioso, varizes severas, insuficiência renal ou em gestante no primeiro trimestre”, frisa. Para quem busca o Manthus, é importante saber que o procedimento é indicado para tratar gordura localizada, celulite, fibroses e aderências, pós-operatório de cirurgia plástica, mas não pode ser feita em pessoas com marca-passo, portadoras de tumores ou infecções, grávidas e na região do pescoço e face.
A fisioterapeuta Miriam Campos chama atenção ainda para a existência de resoluções oficiais que proíbem a venda de pacotes desses tipos de serviços. Segundo a especialista, o Conselho Federal de Fisitoterapia e Terapia Ocupacional (Conffito) não registrou nenhum caso de morte ou problema grave de saúde em consequência da vendas desses pacotes. “Então, me pergunto, será que algum inocente terá que morrer ou apresentar consequências graves para que o Conffito tome alguma medida drástica?
O Conselho diz que a fiscalização seria realizada pelos conselhos regionais e por meio de denúncias. Onde estão as autoridades competentes para começar a fazer valer as leis, essa resolução, os direitos do consumidor e até mesmo o direito dos profissionais? E a ética que tanto preconizam? Continuam vendendo o peixe que pescamos por preços duvidosos”, completa. De acordo com a resolução do conselho, a punição para quem oferecer procedimentos estéticos por meio de sites de compra coletiva vai desde a advertência até a suspensão do exercício profissional. (TM)