O conselho de ingerir bastante água e urinar periodicamente realmente é certa. Isso realisa a lavagem da bexiga e da uretra
Beber muita água proporciona a lavagem da bexiga e da uretra
Cerca de 10% das mulheres sofrem com cistite, como é comumente conhecida a infecção urinária. A boa notícia é que ela pode ser prevenida com dois pequenos esforços: ingerir bastante água e urinar periodicamente.
A infecção é caracterizada pela presença de micro-organismos na urina. O líquido que enche a bexiga é estéril – ou seja, livre de bactérias. Mas, quando esses bichinhos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, desencadeiam uma infecção. Em 85% dos casos, o problema é provocado pela bactéria Escherichia coli, que integra a flora intestinal.
Mulheres com intestino preso têm mais chance de ter cistite, porque a proliferação de bactérias no organismo é maior. Já as mulheres que praticam bastante sexo também aumentam a oportunidade de contraírem a doença, uma vez que a frequência facilita a aproximação da bactéria à bexiga.
Os principais sintomas são vontade intensa de urinar, liberação de pouca urina com possível perda de sangue e dor na região do baixo ventre.
A prevenção e o tratamento da cistite podem ser simples, seguidos à risca.
A velha recomendação de ingerir bastante água e urinar periodicamente realmente é acertada. Isso porque proporciona a lavagem da bexiga e da uretra. Outro ponto é não segurar por muito tempo sem ir ao banheiro.
Nos casos graves de cistite, após a consulta médica, tratamentos com antibióticos resolvem a enfermidade. Vale ressaltar, porém, que a prevenção e o tratamento precoces são ótimos aliados contra as infecções urinárias agudas.
Apesar de ser mais comum nas mulheres, a doença pode acometer também os homens. (KC)