SAÚDE

Bebês amamentados na 1ª hora de vida usam menos bicos artificiais

Pesquisa avaliou mais de 34 mil bebês, sendo que dos que foram amamentados na 1ª hora apenas 45% usaram chupeta e mamadeira, contra 50% entre os não amamentados

Thassiana Macedo
Publicado em 02/07/2013 às 00:05Atualizado em 19/12/2022 às 12:13
Compartilhar

Bebês amamentados na primeira hora de vida têm menor chance de usar os chamados bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, ao longo da infância. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que avaliou 34.366 crianças menores de um ano. A pesquisa constatou que o uso desses produtos pode trazer consequências negativas à saúde das crianças, favorecendo alterações na linguagem, o desenvolvimento da respiração bucal e até o surgimento de otites ou inflamações no ouvido.

Os dados foram obtidos a partir da análise de indicadores da 2ª Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal, do Ministério da Saúde. Do total de bebês observados, 70% foram amamentados na primeira hora de vida. Entre eles, 19% fizeram uso de chupeta, 41%, de mamadeira, e 45% usaram os dois produtos. Os percentuais são menores do que os encontrados nos bebês que foram privados do aleitamento materno na primeira hora após o nascimento.

 

Entre os que não mamaram, 21% fizeram uso de chupeta, 44% fizeram uso de mamadeira e 50% usaram chupeta e mamadeira. Estima-se que a amamentação é capaz de reduzir em 13% as mortes em crianças menores de 5 anos, assim como entre 19% e 22% das mortes neonatais.

Segundo o pediatra, Luciano Borges Santiago, mesmo as chupetas e mamadeiras ortodônticas são prejudiciais à formação da criança. “A utilização da mamadeira e da chupeta trazem uma série de problemas para o desenvolvimento osteomuscular da face do bebê, dos dentes, da respiração, além de trazer problemas para a amamentação, porque, quando entra a mamadeira, há um alto risco de cessar a amamentação. Ao amamentar no peito da mãe, a criança trabalha todos os músculos da face. A consequência disso é a estimulação do crescimento ósseo. O desenvolvimento da arcada dentária é guiada por essa movimentação muscular. Aquelas crianças que mamam na mamadeira utilizam bem menos músculos e em menor intensidade, ou seja, o desenvolvimento será diferente do que deveria”, explica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da chupeta é desaconselhado pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento materno e por estar associado à maior ocorrência de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações do palato. Além disso, o desmame precoce, favorecido pelo uso de bicos artificiais, pode comprometer o desenvolvimento motor adequado da região oral e prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por