A Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas acaba de anunciar que a cidade do Rio de Janeiro sediará o congresso mundial da entidade em 2016. A escolha foi anunciada durante a edição 2012 do encontro, que acontece esta semana em Nova Delhi, na Índia. A federação é a mais prestigiada associação médica do cenário internacional no tocante à cirurgia bariátrica, reunindo mais de 40 entidades de diversos países.
Em janeiro de 2011, a Secretaria Municipal de Uberaba foi credenciada para a realização de procedimentos de alta complexidade, entre eles a cirurgia bariátrica. Antes disso, o Hospital de Clínicas da UFTM já realizava as cirurgias de combate à obesidade mórbida, embora não fosse credenciado pelo SUS.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Ricardo Cohen, a escolha reflete a posição de destaque do Brasil em relação às tecnologias utilizadas em cirurgia bariátrica. Por meio de sua assessoria de imprensa, o médico analisa que o país é hoje centro de referência internacional, atraindo médicos de diversos países, que vêm ao Brasil para se aperfeiçoarem nos hospitais de referência e universidades.
O fato de a federação ter escolhido o país para sede do congresso de 2016 confirma essa liderança. (TM)