O Instituto Butantã vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), vai avaliar a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina. Ela será tetravalente, pois atuará sobre os quatro tipos de vírus da dengue, após a administração de apenas uma dose. A estimativa do Instituto é de que a vacina esteja disponível para a população em pelo menos três anos.
De acordo com a Agência Brasil, para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e de 50 anos de idade. Os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por cinco anos. O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 2.247 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) de dengue. No mesmo período do ano passado, houve 32.549 casos confirmados da doença.
Em Uberaba, de acordo com o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa, realizado entre 13 e 15 de março, o índice de infestação na cidade é de 1,9%, considerado de médio risco. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Uberaba, somente neste ano foram confirmados 217 casos. (TM)